Amêndoas

E porque a Páscoa é sinónimo de amêndoas e está mesmo aí à porta... Nada como conhecer um pouco mais deste fruto seco, também denominado de fruto gordo ou oleaginosa!

A amêndoa fornece 619 kcal por cada 100 gramas*, pelo que deve ser consumida em quantidades moderadas (13 unidades ou uma mão por dia).
Eis alguns benefícios inerentes a esta oleaginosa:
  •  Rica em ácidos gordos - ómega 3 
  •      Boa fonte de proteína vegetal
  •      Rica em fibra
  •      Contém vitaminas do complexo B e vitamina E
  •      Rica em minerais: cálcio, magnésio, potássio e cobre
  •      Benéfica para o controlo da glicémia
  •      Ajuda na manutenção de níveis de colesterol saudáveis
  •      Tem efeitos antidepressivos
  •      Protetora a nível cardiovascular
  •      Importante para a saúde da pele, cabelo e unhas
  •       Saciante
Tiramos o maior proveito das amêndoas quando as ingerimos ao natural: sem adição de sal, de açúcares ou chocolate.
A amêndoa é um alimento bastante versátil, podendo ser adicionado a saladas, iogurtes, batidos, pratos principais, sobremesas, assim como também são uma excelente opção para um snack entre refeições.

* Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.