01.04.2015 | Dia Internacional da Actividade Física!



Faça pelo menos 150 minutos semanais de atividade física para deixar de ser sedentário(a)!

A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.
Toda a população, independentemente do sexo e idade, incluindo pessoas com incapacidades, beneficiam com a prática regular de atividade física e desporto, quer do ponto de vista físico, como social e mental.
Atualmente. tem-se assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global, epidémico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inatividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.

Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do cancro da mama, cólon e recto, bem como de diabetes mellitus e de cerca de 22% da doença cardíaca isquémica.
O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas de atividade física.
Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também aumentam o excesso de peso e a obesidade na população mais jovem.
A atividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso.

Fuja do sedentarismo e conquiste saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Pela sua saúde...mexa-se !!!
Fonte: Portal da Saúde