quinta-feira, 26 de março de 2015

26.03.2015 | Dia Mundial do Chocolate





Embora o chocolate seja um alimento com elevado valor calórico, uma vez que contém quantidades apreciáveis de gordura e de açúcar, este apresenta alguns benefícios para a saúde, devido ao seu teor em cacau e em polifenóis.

-  Fornece energia
-  É rico em antioxidantes (flavonóides)
Promove a saúde cardiovascular
-  Melhora a circulação sanguínea
-   Diminui a pressão arterial
-   Aumenta a sensação de prazer e bem-estar 
-  Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos

O chocolate branco não contém qualquer cacau e o chocolate de leite contém uma diminuta percentagem de cacau, face ao chocolate preto. Prefira os chocolates que contenham maior percentagem de cacau - chocolate negro ou amargo - contêm cerca de 60-85% de cacau e consequentemente menos açúcar e gordura.

Para usufruir de todos os benefícios do chocolate basta comer um quadradinho de chocolate (negro, amargo ou meio amargo) que são cerca de 6 g por dia.
Atendendo a estas características, o consumo de chocolate deve ser moderado e integrado num estilo de vida activo e saudável, associado a uma alimentação completa, variada e equilibrada.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Pela sua saúde pratique atividade física!




A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

Para se atingir este montante é necessário fazer cerca de 20 minutos de atividade física diária, no entanto, não é necessário fazê-los de uma só vez.


A atividade física permite gastar as calorias que se ingerem em excesso na alimentação, a qual pode acontecer por diversas razões, quer seja por se ter uma vida sedentária ou porque em épocas festivas é comum ingerir alimentos mais calóricos que o habitual.

Assim sendo, uma das formas mais eficazes e saudáveis de prevenir ou de diminuir a obesidade é praticar atividade física regularmente aliada a uma alimentação saudável.


Para além de atuar sobre a obesidade, a atividade física tem também efeitos benéficos na saúde cardiovascular, respiratória, metabólica, mental, assim como na prevenção de quedas, em especial nas pessoas idosas.
 

Eis alguns dos benefícios da prática de atividade física:

§  amplia a saúde geral do coração
§  aumenta a força muscular
§  aumenta a densidade óssea
§  amplia a sensibilidade à insulina, tornando-a mais eficaz
§  contribui para melhores níveis de colesterol
§  diminui a gordura corporal
§  diminui as dores crónicas
§  diminui o risco de doenças
§  diminui as insónias
§  atua sobre diversos aspetos da saúde mental (diminui a ansiedade; melhora a sensação de bem-estar e de qualidade de vida; diminui o risco de declínio e demência).

 

Pela sua saúde faça atividade física!