quinta-feira, 2 de julho de 2015

Plano detox - 1 dia

Olá!

Apresento-vos a Drink6Portugal, uma marca de sumos detox recentemente lançada em Portugal, que me convidou a experimentar o programa detox de 1 dia...que realizei durante o dia de ontem!
A Drink6Portugal criou 6 sumos 100% naturais, à base de frutas e hortícolas, sem aditivos, e com programas de 1, 3 ou 5 dias, com a possibilidade de optar por consumir apenas os 6 sumos diários ou 4 sumos e 2 cremes diários.
O plano detox (de 1 dia) que realizei teve como objetivo eliminar os excessos mais importantes das toxinas. Por sua vez, o plano de 3 dias tem como objetivo eliminar as toxinas acumuladas há muito tempo e limpar o sangue e, o de 5 dias iniciar o processo de reparação do sistema imunológico.






Apreciação da Experiência Plano Detox 1 dia - Drink6Portugal smile emoticon
Fazer este plano detox foi sem dúvida um desafio para mim, pois nunca me tinha alimentado apenas de líquidos.
O programa que escolhi foram 6 sumos, correspondentes a 6 refeições.
Passei bem, sentindo-me sempre saciada...para além dos 3L de sumos, bebi 1,5L de água.
Afinal...Como me senti hoje?!
Menos peso, menos inchada e com uma energia fantástica!
Certamente que irei repetir a experiência!! smile emoticon
Gostariam de experimentar?
Podem escolher o tipo de programa - 1,3 ou 5 dias.
As horas a que se devem ingerir bem como a ordem de consumo estão indicadas em todas as garrafas.
Uma vez que são 100% naturais, têm de ser conservados no frigorífico e consumidos até 8 dias após a sua recepção.
Os programas podem ser adquiridos através do site da Drink6Portugal (ao utilizarem o código d6anacatarina até 15 de Julho, beneficiarão de 10% de desconto).

quarta-feira, 8 de abril de 2015

“Gostava de aumentar o peso”

Depois de muitas mensagens e pedidos para falar deste tema, aqui está ele: “Gostava de aumentar o peso”

Embora não seja o objectivo mais procurado, é um dos que causa mais sofrimento, desconforto e preocupação, à semelhança de quem tem excesso ponderal.

Por incrível que pareça, é mais difícil ganhar peso (e massa muscular) do que perder gordura. Por incrível que pareça, é mais difícil ganhar peso (e massa muscular) do que perder gordura.
Para quem deseja aumentar o peso, é primordial que seja consistente e disciplinado, tanto na alimentação como no treino, uma vez que se deixar de comer e/ou treinar o suficiente, facilmente irá perder peso, ou seja, tem de haver uma maior ingestão calórica em detrimento do dispêndio energético.

“Comer mais quando já comemos muito?” 

Eis algumas dicas de modo a facilitar o processo de aumento de peso:
1. Aumente sempre as quantidades de tudo o que come;
2. Aumente o número de refeições (vá petiscando);
3. Aumente o consumo de gordura, introduzindo no seu dia-a-dia manteiga de amendoim/amêndoa e frutos secos;
4. Faça batidos (exemplo: proteína em pó, aveia, banana, mel e manteiga amendoim/amêndoa ou abacate);
5. Por mais estranho que lhe possa parecer, de modo a preencher as suas necessidades adicione alimentos «menos saudáveis» como gelados, bolachas, chocolate, marmelada e os seus cereais preferidos.

Quem tem objectivo de aumentar o peso?

O meu filho tem prisão de ventre - o que posso fazer?

Foto de um utilizador
A prisão de ventre (ou obstipação) é muito frequente em Pediatria e geralmente causa grande ansiedade aos pais.
Embora a prisão de ventre possa acompanhar diversas doenças, o mais frequente é ser causada por uma alimentação pobre em fibras, por uma escassa ingestão de água ou por inactividade física.
Quando as crianças são pequenas e estão a fazer um leite adaptado (em pó), podem escolher um leite com a designação AO (anti-obstipante), que melhora o trânsito intestinal.

Relativamente aos conselhos alimentares, deve tentar fazer o seguinte:
- aumentar a ingestão de água;
- aumentar o consumo de legumes, nomeadamente os verdes (acelgas, espinafres, brócolos..) em detrimento da batata;
- evitar o consumo de alimentos obstipante como a banana, maçã e arroz;
- evitar o consumo de alimentos processados e refinados (enchidos, bolos, bolachas…);
- pode experimentar colocar um pouco de farelo de trigo nos iogurtes, se o seu filho já os comer;
- aumentar a ingestão de cereais integrais como o arroz integral, aveia integral, flocos de trigo ou de milho.

E ainda,
- incentive-o a correr e brincar bastante todos os dias.
- Faça uma massagem na barriga da criança.
- Incentive-o a ir ao WC assim que tiver vontade.

Se mesmo com estas medidas o seu filho se mantiver obstipado, deve procurar ajuda médica e/ou nutricional.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

01.04.2015 | Dia Internacional da Actividade Física!



Faça pelo menos 150 minutos semanais de atividade física para deixar de ser sedentário(a)!

A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.
Toda a população, independentemente do sexo e idade, incluindo pessoas com incapacidades, beneficiam com a prática regular de atividade física e desporto, quer do ponto de vista físico, como social e mental.
Atualmente. tem-se assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global, epidémico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inatividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.

Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do cancro da mama, cólon e recto, bem como de diabetes mellitus e de cerca de 22% da doença cardíaca isquémica.
O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas de atividade física.
Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também aumentam o excesso de peso e a obesidade na população mais jovem.
A atividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso.

Fuja do sedentarismo e conquiste saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Pela sua saúde...mexa-se !!!
Fonte: Portal da Saúde

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Amêndoas

E porque a Páscoa é sinónimo de amêndoas e está mesmo aí à porta... Nada como conhecer um pouco mais deste fruto seco, também denominado de fruto gordo ou oleaginosa!

A amêndoa fornece 619 kcal por cada 100 gramas*, pelo que deve ser consumida em quantidades moderadas (13 unidades ou uma mão por dia).
Eis alguns benefícios inerentes a esta oleaginosa:
  •  Rica em ácidos gordos - ómega 3 
  •      Boa fonte de proteína vegetal
  •      Rica em fibra
  •      Contém vitaminas do complexo B e vitamina E
  •      Rica em minerais: cálcio, magnésio, potássio e cobre
  •      Benéfica para o controlo da glicémia
  •      Ajuda na manutenção de níveis de colesterol saudáveis
  •      Tem efeitos antidepressivos
  •      Protetora a nível cardiovascular
  •      Importante para a saúde da pele, cabelo e unhas
  •       Saciante
Tiramos o maior proveito das amêndoas quando as ingerimos ao natural: sem adição de sal, de açúcares ou chocolate.
A amêndoa é um alimento bastante versátil, podendo ser adicionado a saladas, iogurtes, batidos, pratos principais, sobremesas, assim como também são uma excelente opção para um snack entre refeições.

* Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.



quinta-feira, 26 de março de 2015

26.03.2015 | Dia Mundial do Chocolate





Embora o chocolate seja um alimento com elevado valor calórico, uma vez que contém quantidades apreciáveis de gordura e de açúcar, este apresenta alguns benefícios para a saúde, devido ao seu teor em cacau e em polifenóis.

-  Fornece energia
-  É rico em antioxidantes (flavonóides)
Promove a saúde cardiovascular
-  Melhora a circulação sanguínea
-   Diminui a pressão arterial
-   Aumenta a sensação de prazer e bem-estar 
-  Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos

O chocolate branco não contém qualquer cacau e o chocolate de leite contém uma diminuta percentagem de cacau, face ao chocolate preto. Prefira os chocolates que contenham maior percentagem de cacau - chocolate negro ou amargo - contêm cerca de 60-85% de cacau e consequentemente menos açúcar e gordura.

Para usufruir de todos os benefícios do chocolate basta comer um quadradinho de chocolate (negro, amargo ou meio amargo) que são cerca de 6 g por dia.
Atendendo a estas características, o consumo de chocolate deve ser moderado e integrado num estilo de vida activo e saudável, associado a uma alimentação completa, variada e equilibrada.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Pela sua saúde pratique atividade física!




A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

Para se atingir este montante é necessário fazer cerca de 20 minutos de atividade física diária, no entanto, não é necessário fazê-los de uma só vez.


A atividade física permite gastar as calorias que se ingerem em excesso na alimentação, a qual pode acontecer por diversas razões, quer seja por se ter uma vida sedentária ou porque em épocas festivas é comum ingerir alimentos mais calóricos que o habitual.

Assim sendo, uma das formas mais eficazes e saudáveis de prevenir ou de diminuir a obesidade é praticar atividade física regularmente aliada a uma alimentação saudável.


Para além de atuar sobre a obesidade, a atividade física tem também efeitos benéficos na saúde cardiovascular, respiratória, metabólica, mental, assim como na prevenção de quedas, em especial nas pessoas idosas.
 

Eis alguns dos benefícios da prática de atividade física:

§  amplia a saúde geral do coração
§  aumenta a força muscular
§  aumenta a densidade óssea
§  amplia a sensibilidade à insulina, tornando-a mais eficaz
§  contribui para melhores níveis de colesterol
§  diminui a gordura corporal
§  diminui as dores crónicas
§  diminui o risco de doenças
§  diminui as insónias
§  atua sobre diversos aspetos da saúde mental (diminui a ansiedade; melhora a sensação de bem-estar e de qualidade de vida; diminui o risco de declínio e demência).

 

Pela sua saúde faça atividade física!