sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dia Internacional do Celíaco

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Celíaco

Sabe-se que, uma vez confirmado o diagnóstico de Doença Celíaca, o único tratamento consiste na prática de uma dieta isenta de glúten para toda a vida. 

Até à data, não existe ainda tratamento farmacológico para esta doença.
Os cuidados a ter com a alimentação não passam simplesmente pela exclusão do glúten. É igualmente essencial garantir-se a prática de uma alimentação completa, variada e equilibrada que forneça ao organismo todos os nutrientes necessários.

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) em parceria com a Associação Portuguesa do Celíaco (APC) desenvolveu um novo E-book dedicado à Alimentação na Doença Celíaca, que pretende sensibilizar e informar os profissionais de saúde, doentes, cuidadores, familiares e a comunidade em geral, sobre os cuidados alimentares na Doença Celíaca.



Clique na imagem para abrir o e-book.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Legumes do mês - Maio





Conheça os legumes disponíveis de Maio! 

Consuma produtos da época! São mais saudáveis e económicos.

Fruta do mês - Maio






Conheça as frutas disponíveis de Maio! 

Consuma produtos da época! São mais saudáveis e económicos.

Sumos de Fruta Natural



Sabia que comer uma peça de fruta é diferente de beber um sumo de fruta natural?




1. Normalmente para fazer um sumo de fruta é necessário utilizar várias peças de fruta.
Por exemplo, um sumo de laranja natural requer em média 3 a 4 laranjas, logo em vez de consumir as calorias de uma porção, irá triplicar ou quadruplicar o valor calórico.


2. O sumo de fruta pode conter menos fibras.
Ao utilizar um espremedor, as fibras da fruta (importantes para o bom funcionamento do nosso organismo - retardam a absorção, colaboram no funcionamento intestinal, controlam os níveis de colesterol,...) irão ficar no equipamento.


3. O sumo de fruta pode apresentar menos vitaminas.
Existem vitaminas, como é o caso da vitamina C, que são oxidadas quando ficam expostas ao ar, pelo que é importante que a ingestão do sumo seja feita o mais rapidamente possível após a preparação.



Apesar destas desvantagens deve optar por ingerir sumos de fruta natural ao invés de refrigerantes!


Dicas para fazer um Sumo de Fruta Natural:
- Prefira as frutas da época;
- Compre as frutas no seu ponto ideal de maturação;
Prepare o sumo quando o for ingerir e não coe - desta forma garante que não há perdas nutricionais;
- Adicione água se quiser que o sumo fique menos espesso;
- Não adicione açúcar.