quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sugestões para reduzir o sal à mesa

Existem provas científicas onde é referido de que o actual consumo elevado de sal em toda a Europa é um factor importante de hipertensão e, por conseguinte, de doenças cardiovasculares, do aumento do risco do aparecimento de determinados tipos de cancros, de sobrecarga do funcionamento renal e de uma maior retenção de líquidos pelo organismo.

A elevada prevalência dos factores de risco das doenças cardiovasculares em Portugal obriga a que se tenha especial atenção à sua efectiva prevenção. 
Assim, apresentam-se algumas sugestões práticas para reduzir o consumo de sal:
  • Diminua gradualmente a quantidade de sal que se adiciona durante a confecção das refeições;
  • Não leve o saleiro para a mesa;
  • Substitua o sal usado na confecção das refeições por ervas aromáticas (ex: salsa, hortelã, coentros, óregãos, tomilho, alecrim, etc.), especiarias (ex: pimenta, colorau/pimentão, açafrão, noz-moscada, caril, etc.) ou sumo de limão;
  • Leia cuidadosamente os rótulos dos alimentos, compare e opte por alimentos que tenham menor quantidade de sódio (Na);
  • Evite consumir alimentos com elevado teor de sal, como por exemplo: batatas fritas de pacote, aperitivos salgados, enchidos, sopa instantâneas, refeições enlatadas, produtos de salsicharia, charcutaria e alimentos fumados, determinados tipos de queijo, azeitonas, molhos.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que não se ultrapasse o consumo de 5 gramas de sal por dia.

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