Roda dos Alimentos

Roda dos Alimentos, tal como o nome indica, é um círculo em forma de prato que se encontra dividido em grupos de diferentes tamanhos, sendo que cada grupo reúne alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. Ao contrário da pirâmide, esta roda não hierarquiza os alimentos mas atribui-lhes uma igual importância.


O principal objectivo deste guia - Roda dos Alimentos - é transmitir de forma simples e concisa, orientações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma Alimentação: 


- Completa - comer diariamente alimentos de cada grupo da Roda; 

- Equilibrada - respeitar as proporções de cada grupo, ou seja, comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão; 

Variada - comer diferentes alimentos dentro de cada grupo, variando diariamente.



É constituída por sete grupos de alimentos, de diferentes dimensões, cujas proporções correspondem ao peso que devem ter na alimentação diária: 

- Cereais e derivados, tubérculos (28%) 
- Produtos hortícolas (23%) 
- Fruta (20%) 
- Lacticínios (18%) 
- Carnes, pescado e ovos (5%) 
- Leguminosas (4%) 
- Gorduras e óleos (2%) 

A água está presente em todos os grupos, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos e, sendo imprescindível à vida, deve-se beber diariamente.


Cada um dos grupos tem funções e características nutricionais específicas, pelo que não devem ser substituídos entre si. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo, neste caso, ser substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a necessária variedade na alimentação.