sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Obesidade

obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal e afecta cada vez pessoas em todo o mundo.

Esta pode ser classificada em função do Índice de Massa Corporal (IMC), assim como tendo em consideração a distribuição da gordura corporal.

Em Portugal, quase metade da população apresenta excesso de peso e perto de um milhão de adultos sofre de obesidade.
Estes números preocupantes estão, entre outras causas, ligados a hábitos de vida mais sedentários e à transformação dos hábitos alimentares, ocorrida ao longo das últimas décadas, que tem favorecido o consumo de cereais refinados, açúcares e gorduras saturadas, em detrimento da tradicional alimentação mediterrânica, rica em cereais integrais, peixe, vegetais, fruta e azeite.
Considerada, entretanto, pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia, a obesidade afecta a longevidade e a qualidade de vida. 
O excesso de peso e a obesidade favorecem ainda o aparecimento de doenças como a diabetes mellitus tipo II, a hipertensão arterial ou a dislipidemia, que se traduz num aumento do risco cardiovascular. Estima-se, por exemplo, que a hipertensão seja 2,5 vezes mais frequente nos indivíduos obesos que em pessoas com peso normal.

A obesidade ocorre quando o número de calorias ingerido é superior ao gasto, sendo que as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de massa gorda, podendo vir a afectar toda a saúde.

Obesidade e IMC

O índice de massa corporal (IMC) permite classificar o grau de obesidade de uma pessoa. Calcula-se dividindo o peso (em Kg) pela altura elevada ao quadrado (em metros).

Assim, de acordo com o IMC, a obesidade pode ser classificada em:

Obesidade de Grau I – quando o IMC se encontra entre 30 e 34,9 kg/m2.

Obesidade de Grau II – quando o IMC se encontra entre 35 e 39,9 kg/m2.

Obesidade de Grau III – quando o IMC é igual ou superior a 40 kg/m2.


Tipos de Obesidade

Do ponto de vista da distribuição da gordura, a obesidade pode ser:

- Andróide (em forma de maçã):  caracterizada pela acumulação da gordura na parte superior do corpo, nomeadamente a nível abdominal. É mais frequente entre os homens e tem uma estreita relação com o aparecimento de diabetes, hipertensão, aterosclerose e o aumento de risco cardiovascular.

Ginóide (em forma de pêra): caracterizada pela acumulação de gordura na parte inferior do corpo, em particular a nível da anca e coxas. É a forma mais comum nas mulheres, tem menos risco cardiovascular mas está associada, muitas vezes, ao aparecimento de varizes e doenças das articulações.






Medidas para prevenir e combater a obesidade

A regra essencial é manter o gasto calórico do corpo igual ou superior à quantidade de calorias ingeridas.

1. Siga as proporções recomendadas pela Roda dos Alimentos 
Pratique uma dieta equilibrada e variada, rica em legumes, cereais integrais, fruta e peixe. Reduza os alimentos com açúcar e as gorduras saturadas, presentes sobretudo nas gorduras processadas industrialmente, carnes vermelhas, manteiga, e lacticínios gordos.

2. Aprenda a conhecer os alimentos e os nutrientes
Quando ingere um alimento, procure saber que tipo de nutrientes está a fornecer ao seu organismo. 
Aprenda sobretudo a detectar as calorias escondidas nos alimentos pré-cozinhados ou processados industrialmente(muitas vezes sob a forma de gorduras invisíveis).

3. Evite passar 3h-3h30 sem comer
Ao comer várias vezes durante dia faz com que não tem demasiada fome quando chega à refeição seguinte. Coma porções suficientes para se sentir saciado. Use o seguinte truque: comece as refeições principais com uma sopa de legumes, sem batata. Para além de conter água, muitas vitaminas e sais minerais, ajuda a saciar a sensação de fome. Isto evita a ansiedade que certas dietas de emagrecimento podem causar.

4. Mantenha uma actividade física regular
Escolha uma actividade que lhe dê prazer e inclua-a na sua rotina, de preferência diária. Sempre que possível, ande a pé nas suas deslocações e privilegie o contacto com a natureza com pequenos passeios ou caminhadas ao ar livre.

5. Emagrecer e manter um peso saudável 
Muitas pessoas conseguem perder peso em tempo recorde. No entanto, o mais comum é que estas “dietas relâmpago” resultem, pouco tempo depois, no inverso: a recuperação do peso, acompanhada, frequentemente, de um aumento superior ao peso original.
Se tem excesso de peso, procure ser acompanhado por um médico ou nutricionista e estabeleça metas razoáveis para a sua dieta .Tão importante como emagrecer é manter um peso saudável ao longo do tempo.

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