Diferença entre alimentos Diet, Light e Zero

Os alimentos light, diet e zero são muito consumidos hoje em dia, os quais têm ocupado as prateleiras dos supermercados e suscitado muito interesse nos consumidores mais exigentes com a saúde. Porém, é importante saber a qual a diferença entre estas três opções apresentadas, já que grande parte dos consumidores associa esses produtos como sendo de baixo valor calórico. 





Alimento diet é um alimento ao qual é retirado um determinado componente, como por exemplo o açúcar, o sal ou o glúten. 
Estes alimentos foram concebidos com o intuito de se destinarem a pessoas que devem fazer uma dieta isenta de determinado composto, normalmente devido a alguma patologia. 
Por exemplo, a um doente celíaco (intolerância ao glúten) não convém ingerir alimentos que contenham glúten, e um indivíduo hipertenso pode beneficiar de uma dieta isenta de sal.
No entanto importa referir que tal não implica que estes alimentos apresentem uma redução no seu valor calórico.








Alimento light é um alimento que apresenta um teor reduzido de um determinado componente, nomeadamente o sal, a gordura ou o açúcar.
Esta classificação é atribuída a um alimento que apresente uma redução de pelo menos 25% no componente em questão.
No entanto é preciso ter em consideração que para ser possível esta redução, é possível que tenha sido necessário um aumento num dos outros componentes. Por exemplo, por forma a reduzir o teor de açúcar num produto, a marca em questão poderá optar por aumentar o teor de açúcares. Isto para que o alimento mantenha as suas características sensoriais (ex.: sabor, textura) semelhantes à do produto original, não provocando o descontentamento por parte dos consumidores.







Alimento zero - é um alimento restrito ou isento de determinado componente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.








No seguinte esquema são representadas as características/diferenças entre os alimentos diet, light e zero:





Desta forma torna-se crucial que o consumidor esteja informado de forma a fazer escolhas conscientes e adequadas, pelo que deve comparar os rótulos dos alimentos light, diet e zero com os rótulos dos alimentos tradicionais.