Ano Novo, Vida Nova!



O começo de um novo ano é sempre época de desejos e promessas! 

Muitas dessas promessas e desejos estão relacionados com o trabalho e/ou estudos, relações pessoais, saúde e também...com a alimentação!

É verdade...quem não se revê nestas frases?:

“Este ano vou perder peso!” ;
“Amanhã começo a dieta!";
“Vou praticar uma alimentação mais saudável!”;
“Vou fazer mais exercício físico!”;
...


Se um dos seus desejos para este ano é perder peso ou mudar hábitos,  não comece a fazer restrições na sua alimentação ou a praticar actividade física intensa.
A perda de peso deve ser um processo pensado, organizado, intencional e, sobretudo, de longo prazo. Se assim não for, corre o risco de à primeira contrariedade desmotivar e recuperar todo o peso perdido até então.  
Esta avaliação pode ser feita por um nutricionista ou médico.           


É fundamental não esquecer a importância da prática de uma vida saudável durante todo o ano, ou seja, durante os 365 dias!!!
Assim sendo, deixo alguns hábitos de sucesso que o/a podem ajudar a iniciar 2014 com o pé direito:

- Coma diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos alimentos.
- Coma mais vezes ao dia e em menor quantidade (evite passar mais de 3 horas sem comer).
- Ingerir líquidos diariamente, de preferência água, entre 1,5 a 2 litros.
- Evite os sumos e refrigerantes, bebidas alcoólicas, etc.
- Inclua 3 a 5 porções de fruta por dia. 
- Evite os petiscos ricos em gordura, açúcar e sal.
- Faça um plano e estruture as refeições antes de ir às compras.
- Consulte os rótulos das embalagens e não esquecer de verificar o prazo de validade.
- Fazer pelo menos 30 minutos de actividade física diariamente.


Desejo-lhe um óptimo 2014!!