2014, o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar

O Parlamento Europeu declarou 2014, o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar. De acordo com um estudo publicado pela Comissão Europeia, antes da entrada da Croácia na União Europeia, a produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-Membros rondava os 89 milhões de toneladas, podendo mesmo chegar aos 126 milhões de toneladas em 2020, caso não se tomem medidas preventivas urgentes.

Em Portugal, de acordo com dados estatísticos apresentados no ano passado, cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, 17% do que é produzido, vai para o lixo e estima-se que 360 mil portugueses passam fome. 
Como podemos ajudar? No nosso país existe o movimento "Zero Desperdício" que está a aproveitar os bens alimentares que antes acabavam no lixo – comida que nunca saiu da cozinha, comida cujo prazo de validade se aproxima do fim, ou comida que não foi exposta nem esteve em contacto com o público – fazendo-os chegar a pessoas que dela necessitam. 
Ao entrar num estabelecimento com o selo Zero Desperdício, tem a certeza de que todas essas refeições são aproveitadas e encaminhadas para a mesa de alguém. Uma iniciativa em que os estabelecimentos e os seus clientes participam sem gastarem um cêntimo. 
Saiba mais aqui sobre este projecto

Siga as dicas para evitar o desperdício alimentar!