Dicas natalícias

Em Dezembro, não descure a sua saúde e venha descobrir como manter "a sua linha" nesta época do ano.

Com a chegada do frio e dos dias pequenos, começam os preparativos para o Natal, as decorações lá por casa, a correria para comprar os presentes. Contudo é de extrema importância que os cuidados com a alimentação nesta época do ano não sejam descurados, até porque é uma altura recheada de petiscos e guloseimas.



Costuma aumentar alguns quilinhos na época de Natal? 
Não consegue resistir às mesas fartas cheias de tentações?!

As festas são para aproveitar e não para ficar com remorsos ou a ver os outros a celebrar! 

No entanto, com bons conselhos e as ferramentas certas, pode aprender a moderar os seus excessos alimentares e compensar logo a seguir. 


Eis algumas dicas que podemos adoptar para o Natal ser mais Saudável:
     
- Não é necessário privar-se de comer os doces típicos desta quadra, mas é necessário ter moderação! Lembre-se que o problema não recai apenas no que come de 24 a 31 de Dezembro, mas sim nas restantes 52 semanas do ano!

- É importante gerir a quantidade de comida que é preparada, para evitar comer sobras durante a semana.

- Evite longos períodos de jejum, não esteja mais de 3 horas a 3 horas e meia sem comer. Faça pequenas merendas entre as refeições principais para não chegar à ceia de natal com muita fome.

- Inicie a ceia por uma sopa de legumes, que é rica em fibras conferindo-lhe uma saciedade mais rápida.

- No prato principal dê preferência ao bacalhau ou polvo cozido, pois são uma excelente opção, principalmente quando o bacalhau é bem demolhado. Sirva como acompanhamento couves, cenoura, nabo e uma batata, todos cozidos e regados com um fio de azeite.

- O peru assado também pode ser uma boa escolha. Aliás, as carnes de aves e os peixes devem ter o seu consumo encorajado durante todo o ano.

- Substitua o sal nas confecções culinárias por especiarias e ervas aromáticas.

- Substitua nas receitas as natas pela sua versão light, iogurte natural, queijo fresco ou requeijão.

- Tenha atenção à quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas porque o álcool é o segundo maior fornecedor de calorias, a seguir às gorduras.

- Opte por fruta da época para a sobremesa.

- Caso queira experimentar as sobremesas doces, limite o seu consumo a pequenas porções.
- Experimente levar as rabanadas ao forno em vez de fritá-las, desse modo reduzirá consideravelmente a quantidade de gordura adicionada.

- Procure reduzir a quantidade de açúcar e gordura que vêm indicadas nas receitas (em um terço ou até metade).

- Troque o leite gordo ou meio gordo indicado nas receitas por leite magro.

- É fundamental não esquecer a actividade física. 
E sabe que se gasta muito mais calorias a praticar desporto com frio? Sim, porque o coração tem de bombear mais sangue para nos manter quentes! Aproveite e mantenha-se ativo! Ou seja, mantenha a sua vida normal, sem stress, sem angustias e preocupações desnecessárias. Não comece a sofrer por antecipação e desfrute desta época tão especial.






Um Feliz (e Saudável) Natal para todos!