quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Água








A água é o principal componente do nosso organismo, sendo o nosso organismo constituído por cerca de 70%-75% de água, e por isso é fundamental para um alimentação saudável e equilibrada.


Na roda dos alimentos, a água encontra-se no centro, não só porque deve ser bebida regularmente e em quantidades adequadas, como também porque é um importante componente de todos os alimentos.




É importante não chegar a ter sede, pois isso significa que já estamos na fase da desidratação.





Benefícios da água (hidratação correcta):

- regular o apetite e controlo de peso
- proteger tecidos e órgãos
- limpeza do organismo através da eliminação de impurezas
- transporte de nutrientes e oxigénio para as células
- repôr os níveis de energia (sentimo-nos cansados se estamos desidratados, é uma forma do corpo se defender)
- manter um bom sistema digestivo
- pele saudável
- lubrifica as articulações
- manter a nossa temperatura corporal
- regular o trânsito intestinal
- regular a função renal
- limpar o organismo
- prevenir dores de cabeça
Contribuindo deste modo para o bem-estar geral!


A ingestão de água pode ser feita através de:
- Líquidos
- Consumo de Alimentos, em que a concentração de água varia consoante o tipo de alimento, correspondendo a cerca de 1/3 da água ingerida diariamente.

As necessidades individuais de água variam consoante:
- idade
- peso
- actividade física
- alimentação
- clima
- estado de saúde
- perdas através da respiração, transpiração, urina e fezes


Existem situações em que as necessidades de água estão aumentadas, como por exemplo:
- elevação da temperatura ambiental
- actividade física
- situações clínicas como febre, vómitos e diarreia.


A ingestão diária de água deve compensar as perdas de fluídos que ocorrem através da excreção urinária, transpiração e respiração para manter um equilíbrio hídrico fundamental ao bom funcionamento do organismo.
Sugerindo-se em média, a ingestão de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia.


Muitas pessoas não consomem quantidades suficientes de água. Beba água regularmente durante o dia para se manter hidratado, visto que a sensação de sede só se desenvolve quando os níveis de hidratação do organismo atingem valores abaixo do necessário para manter uma função óptima.


Existem grupos de pessoas mais vulneráveis à desidratação, como sejam:
- crianças
- idosos
- grávidas
- atletas,
pelo devem ter especial cuidado em beber água frequentemente mesmo que não sintam sede.




Um consumo inadequado de água pode levar a um estado de desidratação, cujos sintomas são:
- Dores de cabeça;
- Cansaço;
- Perda de concentração;
- Pele seca.


A desidratação crónica pode provocar graves problemas de saúde, como:
- obstipação;
-  cálculos renais;
-  risco de morte (casos mais graves).


O consumo de álcool e cafeína tem efeitos diuréticos, pelo que aumenta o risco de sofrer de desidratação. Modere no consumo destas substância e também de refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcares.
A água simples é a melhor opção para se manter hidratado.


Para saber o estado de hidratação corporal pode-se utilizar a urina como indicador: 
- Cor amarela clara 
- Inodora (sem odor)                     

 Caso tal não se verifique, procure ingerir mais água ao longo do dia!



Existem à sua disposição no mercado águas aromatizadas e gaseificadas. Visto que existem diversas variedades com características distintas, esteja atento ao rótulo porque algumas podem aportar teores de açúcares, energia e edulcorantes consideráveis, sendo assim aconselha-se moderação no seu consumo.

Por incrível que possa parecer, a água foi associada a uma diminuição de 45% no risco de sofrer cancro do cólon, de 50% no cancro da bexiga e boas potencialidades para diminuir o risco de cancro da mama.


Conselhos úteis:

-Tenha sempre consigo uma garrafa de água
- Prefira a água em detrimento de bebidas açucaradas ou outras
- Aromatize a sua água com uma gotas de limão, por exemplo
- Escolha alimentos ricos em água, como sejam as frutas, hortaliças e legumes cozinhados, saladas em cru e sopas
- Opte também por infusões e chás não açúcarados.



Beba água regularmente!!

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