quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alimentos de Outono

O outono traz as primeiras chuvas e a descida das temperaturas. Os dias ficam mais curtos, as cores alegres do verão desvanecem, predominando as cores secas (castanho e verde). A diminuição da luminosidade diminuiu a serotonina, pelo que ficamos mais tristes, melancólicos e tendemos a procurar conforto na comida.

    A Natureza, de forma sábia, em cada estação encarrega-se de colocar à nossa disposição os alimentos com nutrientes que nos ajudam a manter saudáveis e até a combater e/ou prevenir algumas doenças.

    
São exemplos de alimentos do Outono a maçã, dióspiro, pêra, abóbora, couve-flor, laranja, castanha, entre outros.


Assim sendo, no Outono devemos procurar:

- Alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes reforçam o sistema imunitário como sejam: dióspiro, anona, marmelo, romã.
- Alimentos ricos em amido e fibras que aumentam a saciedade e preparam-nos para suportar o frio do inverno como a castanha e a batata-doce.
- Alimentos ricos em gorduras saudáveis, ajudam a controlar o apetite e reforçam o cérebro e as defesas como as nozes, amêndoas e avelãs.

Nesta estação procure aumentar ainda o uso de especiarias e ervas aromáticas como os orégãos, coentros, alecrim, salsa, hortelã e muitas outras na comida ou em infusão, pois são reconfortantes e aumentam a satisfação.




Também se caracteriza pela estação dos doces, geleias, compotas e marmelada caseiras.

Estes alimentos caracterizam-se pela elevada percentagem de açúcar: entre 50 a 70% de açúcar (natural da fruta e adicionado).

Para tornar estas iguarias mais saudáveis, corte no açúcar (o suficiente para fazer o ponto) e adicione especiarias: erva-doce, cravinho, canela, tomilho, sumo de limão, casca de laranja/ limão, etc.

Lembre-se que estes são alimentos de alto índice glicémico (rapidamente absorvidos) pelo que devem ser comidos com moderação.

Acompanhe com uma tosta integral e uma infusão de ervas!


Nutricionista - Ana Catarina Correia

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